Trilha do Rio do Boi.

O Rio do boi é o interior do Canyon Itaimbézinho, trilha de aventura de nível radical e de beleza impressionante, pois chegamos dentro da grande garganta e tocamos os Paredões de até 720mt. 

A origem do nome do Rio do Boi surgiu no tempo das tropas que desciam os Aparados em carreiro sinuoso, tendo o Rio abaixo da Montanha. Em uma das tropeadas um gado se desgarrou da tropa e cai no penhasco na reta do Rio de corredeiras abaixo. Daí sai a origem do nome do Rio do Boi.

A trilha pode durar até 08hs e chegar a 14km de caminhadas em um terreno bem irregular. Cruzamos o Rio do Boi em torno de 20 vezes dentro do Canyon, e andamos longos trechos nas margens do Rio.

A trilha do Rio do Boi pertence ao Município de Praia Grande – SC, esta a 12km da área urbana deste município e há 50km da área urbana de Cambará do Sul – RS.

A trilha é controlada 24h pelo ICMbio, porque esta dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra, e para iniciar a trilha temos que passar pelo rigoroso sistema de controle do Parque, nunca esqueça de trazer um bom Tênis, documentos pessoais e um Guia experiênte. Não é permitido entrar sem guias e nem trazer crianças menores que 12 anos.

Nas segundas feiras o Parque Nacional dos Aparados da Serra que abriga o Canyon Itaimbézinho (Trilha do Rio do Boi) costuma estar com os portões fechado, abrindo de terça a domingo. Em feriados prolongados o Parque abre normalmente.